(17) 3363-0600

Tecnologia dos Medidores de Multigrandezas – Multimedidores

Descrição do uso e possibilidades dos multimedidores

Tecnologia dos Medidores de Multigrandezas – Multimedidores

Dentro das instalações elétricas, um dos importantes aliados que podemos mencionar é o uso de multimedidores nos painéis elétricos e cubículos. Esses multimedidores são a evolução atual dos medidores individuais de grandezas elétricas, como voltímetros, amperímetros, frequencímetros e assim por diante. Trata-se de uma evolução natural da tecnologia e atualmente, esses equipamentos microprocessados são instrumentos indispensáveis a qualquer instalação elétrica.

Devido a popularização deste tipo de equipamentos, eles estão passando por continuas reduções de custos, tornando muito viável a utilização deste tipo de instrumento viável a qualquer tipo de instalação.

Por se tratarem de equipamentos microprocessados, diversas funções podem ser implementadas como o registro dos valores das grandezas elétricas ou o registro de eventos, importantes informações que permitem um diagnóstico e um pleno entendimento da maioria das instalações elétricas.

Em relação a memória de massa, o multimedidor registra de tempos em tempos os valores das grandezas elétricas pré configuradas, como tensão, corrente, potências e fator de potência. Trata-se de uma “fotografia” das grandezas elétricas que permitem um diagnóstico rápido e preciso das instalações, possibilitando realizar um planejamento de memorias.

Ainda temos a opção também da memória de eventos, que é muito similar a memória de massa, porém, a memória de eventos precisamos configurar as grandezas elétricas que gostaríamos de efetuar o registro e os limites mínimo, máximo ou ambos para estes valores. Por exemplo, gostaríamos de registrar subtensão trifásica, neste caso, configuramos o valor da subtensão e o valor da tensão, do qual, entendemos tratar-se de uma subtensão, como no caso de uma tensão trifásica 220V onde desejamos que quando a tensão atingir 180V o evento deva ser registrado. Sempre que a tensão atingir 180V o multimedidor fará o registro da data, hora e o valor da tensão abaixo ou acima do valor que configuramos. Trata-se de um importante aliado por exemplo no mal funcionamento de determinados equipamentos, solicitar reparos da concessionárias em caso de problemas de alimentação, registro de baixo fator de potência, etc. São inúmeras alternativas que podem ser levadas em consideração.

Os multimedidores integram-se facilmente a qualquer computador através de um canal serial ou uma rede ethernet e permitem que através da sala de manutenção tenhamos acesso aos registros ou a verificação das medições elétricas. As memórias de evento e massa podem ser facilmente exportados para planilhas eletrônicas, aumentando ainda gama de relatórios e análises que podem ser geradas permitindo um bom entendimento das ocorrências elétricas da sua instalação.

Vale ressaltar que não é todo o multimedidor que possui todos esses recursos, cabendo uma especificação correta para cada necessidade, contemplando um amplo projeto para o devido uso desta tecnologia, prevendo-se a correta e devido levantamento para cada equipamentos, assim como sua configuração. Através de uma rede de comunicação, a manutenção pode ter facilmente acesso a diversas informações elétricas, facilitando e agilizando a manutenção corretiva, assim como também a manutenção preventiva.

A Expert Engenharia possui amplo conhecimento neste assunto e pode auxiliá-lo desde a elaboração do projeto, configuração dos equipamentos e treinamentos necessários ao pleno uso deste tipo de tecnologia.